Quem nunca procrastinou, que atire a primeira pedra!
Quantas coisas deixamos de fazer por falta de tempo, de foco e disciplina.
E talvez você esteja se perguntando: O que a procrastinação tem de vinculação com a organização? Tudo!
Sabemos que precisamos fazer muitas coisas, mas não conseguimos vencer a procrastinação. Tudo fica para depois, não é verdade? “Depois eu ligo”, “depois eu compro”, “depois eu vejo”, “depois eu arrumo”, “depois eu procuro”, “depois eu conserto”…depois..depois.. depois… e o “depois” nunca chega. Empurramos com a barriga os exames médicos, a consulta no dentista, a conversa com o marido e filhos, o início da atividade física, a organização dos armários, da despensa e da geladeira… e a lista só aumenta. E assim acumulamos resultados negativos ao longo do dia e do tempo.
E porque procrastinamos? Procrastinamos basicamente por 3 motivos:
* não gostamos de sair da zona do conforto;
* não conseguimos enfrentar os incomodos;
* não sabemos determinar prioridades.
Como mudar essas características? O foco está no resultado. Se conseguir visualizar o resultado esperado, encontrará motivação e as mudanças de hábitos ocorrerão. Não espere ter prazer para mudar.. a satisfação vem com a mudança.
Precisamos aprender a gerenciar emoções e confiar em nós mesmos. Autoconfiança é uma atributo que vamos conquistando aos poucos, à medida que nos deparamos com vitórias e derrotas do dia a dia.
Vamos colocar em prática 5 hábitos que vão ajudar você a sair da procrastinação.
1°) Faça uma lista com todos as pendências da casa e da sua vida.
Faça quantas listas forem necessárias. Lista 1) pendências da casa – enumere tudo que precisa ser resolvido (conserto do chuveiro e da torneira, a revisão da grade de segurança das janelas, a troca do filtro de água, a limpeza semanal, a compra do mercado, serviços de lavanderia (lavar e passar roupas), etc; Lista 2) crianças – agendamento da consulta com o pediatra e dentista, atividades extracurriculares, organização do armário, organização dos brinquedos (doação e descarte), etc… e assim por diante. Com lista em mãos, trabalhe metas e prazos.
2°) Ciente do item anterior, enumere as prioridades.
Reflita e escreva quais as prioridades e quais ações você pode executar que irão ajudar você a melhorar. Simplismente comece e não se cobre.
3°) Crie uma rotina
Mesmo que seja simples, comece escrevendo as necessidades semanais da casa, como por exemplo, em quais dias serão reservados para a lavanderia, a troca das roupas de cama, a limpeza das janelas e ventiladores, a limpeza do banheiro, a limpeza dos outros ambientes da casa. Caso tenha uma ajudante do lar, organize os horários e converse com o profissional sobre as tarefas do dia. Assim, você saberá o que deverá ser feito e caso algum item não tenha sido realizado, você conseguirá direcionar a tarefa para outro dia da semana. Se você for mãe e pai que cuidam da rotina da casa, estipule na lista quem ficará responsável pelas tarefas e envolva a família na organização.
4°) Comece com o mais simples
Limpe um superfície com papeis na bancada; descarte as canetas que não funcionam; organize os livros do escritório ou área de estudo das crianças; arrume uma gaveta que esteja incomodando você; organize os brinquedos. Seja qual for a pendência – comece!
5°) Mantenha o foco
Não se cobre caso não consiga cumprir o item da lista programado para o dia, pois imprevistos acontecem. Mantenha o foco e reescrava o item, reavaliando a prioridade.
Lembre-se de ticar todos os dias itens que já executou. Você verá como é libertador riscar os itens da lista.
Acredite! Estes simples hábitos mudarão sua vida. Quer experimentar?