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Quem nunca procrastinou, que atire a primeira pedra!

Quantas coisas deixamos de fazer por falta de tempo, de foco e disciplina.

E talvez você esteja se perguntando: O que a procrastinação tem de vinculação com a organização? Tudo!

Sabemos que precisamos fazer muitas coisas, mas não conseguimos vencer a procrastinação. Tudo fica para depois, não é verdade? “Depois eu ligo”, “depois eu compro”, “depois eu vejo”, “depois eu arrumo”, “depois eu procuro”, “depois eu conserto”…depois..depois.. depois…  e o “depois” nunca chega. Empurramos com a barriga os exames médicos, a consulta no dentista, a conversa com o marido e filhos, o início da atividade física, a organização dos armários, da despensa e da geladeira… e a lista só aumenta. E assim acumulamos resultados negativos ao longo do dia e do tempo.

E porque procrastinamos?  Procrastinamos basicamente por 3 motivos:

* não gostamos de sair da zona do conforto;

* não conseguimos enfrentar os incomodos;

* não sabemos determinar prioridades.

Como mudar essas características? O foco está no resultado. Se conseguir visualizar o resultado esperado, encontrará motivação e as mudanças de hábitos ocorrerão. Não espere ter prazer para mudar.. a satisfação vem com a mudança.

Precisamos aprender a gerenciar emoções  e confiar em nós mesmos. Autoconfiança é uma atributo que vamos conquistando aos poucos, à medida que nos deparamos com vitórias e derrotas do dia a dia.

Vamos colocar em prática 5 hábitos que vão ajudar você a sair da procrastinação.

1°) Faça uma lista com todos as pendências da casa e da sua vida.

Faça quantas listas forem necessárias. Lista 1)  pendências da casa – enumere tudo que precisa ser resolvido (conserto do chuveiro e da torneira, a revisão da grade de segurança das janelas, a troca do filtro de água, a limpeza semanal, a compra do mercado, serviços de lavanderia (lavar e passar roupas), etc; Lista 2)  crianças – agendamento da consulta com o pediatra e dentista, atividades extracurriculares, organização do armário, organização dos brinquedos (doação e descarte), etc…  e assim por diante.  Com lista em mãos, trabalhe metas e prazos.

2°) Ciente do item anterior, enumere as prioridades.

Reflita e escreva quais as prioridades e quais ações você pode executar que irão ajudar você a melhorar. Simplismente comece e não se cobre.

3°) Crie uma rotina

Mesmo que seja simples, comece escrevendo as necessidades semanais da casa, como por exemplo, em quais dias serão reservados para a lavanderia, a troca das roupas de cama, a limpeza das janelas e ventiladores, a limpeza do banheiro, a limpeza dos outros ambientes da casa. Caso tenha uma ajudante do lar, organize os horários e converse com o profissional sobre as tarefas do dia. Assim, você saberá o que deverá ser feito e caso algum item não tenha sido realizado, você conseguirá direcionar a tarefa para outro dia da semana. Se você for mãe e pai que cuidam da rotina da casa, estipule na lista quem ficará responsável pelas tarefas e envolva a família na organização.

4°) Comece com o mais simples

Limpe um superfície com papeis na bancada; descarte as canetas que não funcionam; organize os livros do escritório ou área de estudo das crianças; arrume uma gaveta que esteja incomodando você; organize os brinquedos. Seja qual for a pendência – comece!

5°) Mantenha o foco

Não se cobre caso não consiga cumprir o item da lista programado para o dia, pois imprevistos acontecem. Mantenha o foco e reescrava o item, reavaliando a prioridade.

Lembre-se de ticar todos os dias itens que já executou. Você verá como é libertador riscar os itens da lista.

Acredite! Estes simples hábitos mudarão sua vida.  Quer experimentar?