Não podemos negar que o trabalho home office tem suas vantagens, mas se não tivermos alguns cuidados, desafios poderão atrapalhar a rotina profissional e doméstica. A liberdade do trabalho home office é inquestionável. Não temos que nos preocupar com trânsito, o barulho da rua, o tempo necessário para acordar, tomar café, se arrumar e sair, e ainda, pensar em voltar para casa após um dia cheio de trabalho.
Para que o fluxo de trabalho x casa funcione, precisamos estabelecer limites, pois as inúmeras demandas podem se misturar, e em algum momento, um deles poderá sair da sua atenção e controle.
Eu sei que não deveria ser necessário dizê-lo, mas aqui vai a 1° dica: tenha sua agenda de trabalho bem definida e o ambiente organizado. Estruture uma rotina para a casa, evitando que as demandas e pendências invadam seu espaço de trabalho. Nessas horas, ter uma pessoa de confiança em nossa casa é um grande alívio, principalmente, se houver uma rotina bem definida, com horário e tarefas determinadas. A casa seguirá o fluxo normal, e nenhum contratempo poderá tirar você do foco.
Falando da organização do home office, as recompensas valerão o esforço. Já imaginou trabalhar com uma mesa livre de excessos, com pastas identificadas, gavetas com itens setorizados e arquivos em ordem?
Superfícies livres são agradáveis aos olhos e traz leveza ao ambiente. Você conseguirá pensar melhor e ter mais clareza nas tomadas de decisões e ações, possibilitando executar um trabalho de forma mais produtiva.
Então, por onde eu começo?
Como disse antes, comece por você.
1°) Organize sua agenda – tenha o hábito de criar planos diários, lançando os compromissos na agenda, sejam eles pessoais ou profissionais, para que tenha consciência do tempo e limitação temporal das atividades. Não deixe esses compromissos apenas na sua cabeça. Registre! Contratempos acontecem e seria importante ter controle da sua agenda, pois não seria muito agradável esquecer algum outro compromisso importante.
Lembre-se: Fazer tudo ao mesmo tempo, não significa que está sendo produtivo. Devemos ter equilíbrio nas atividades da vida pessoal e profissional. Se você está sobrecarregado, exausto, com diminuição da energia – ligue o alerta! Você pode estar passando por uma produtividade tóxica.
2°) Foque no seu bem-estar físico e mental – não adianta compartilhar dicas de organização sem antes falarmos dos cuidados que devemos ter com nossa saúde física e mental. Então, RESPIRE e pratique alguma atividade física que permita ter consciência plena, do aqui e agora. Se yoga e meditação não são sua praia, então busque exercícios físicos e faça-os conscientemente, com foco no momento presente (“mindfulness – prática de meditação com atenção plena”). Para quem não tem tempo, pode ser uma boa desculpa para começar à prática, e fazer as pazes com os seus hábitos.
3°) Ergonomia e funcionalidade – Pense que seu local de trabalho precisa ter condições para atender suas necessidades, como se estivesse em um escritório. Ter luminosidade adequada, cadeira confortável e ergonômica (a coluna agradece!), altura do monitor ajustada aos olhos, mesa com espaço para que possa movimentar alguns papeis, bem como, permitir o compartilhamento com demais itens necessários ao seu trabalho (notebook, livros, revistas, manuais, processos, telefone etc.). Acredite, até hoje, muitas pessoas estão tratando de problemas na coluna, especialmente depois da pandemia.
4°) Seja vigilante – comprometa-se não só com o trabalho, mas com você. Estabeleça limites. Pare para comer na hora programada, mantenha-se hidratado, faça pausas para ir ao banheiro e esticar a coluna. Não procrastine com a sua saúde.
5°) Mantenha o espaço organizado, devolvendo todos os materiais aos locais designados e os documentos às pastas apropriadas, identificadas inicialmente. Retire revistas, descarte papeis, tire o lixo, verifique se os itens básicos de papelaria precisam ser repostos e se haverá necessidade providenciar a compra de novos. Cuide para que tudo esteja organizado e pronto para o dia seguinte.
6°) Mesmo trabalhando de casa, tenha o hábito de manter uma bolsa pronta para sair, com itens básicos de sobrevivência. Dinheiro, água, lanche, kit de higiene pessoal, maquiagem, carregador de celular e notebook. Compromissos de última hora acontecem. Então, se sua agenda é bem animada, talvez seja a hora de montar sua bolsa para saídas não programadas.
E aí? Adaptados a esse novo momento?